História

Título brasileiro do Santos completa 19 anos

A galeria de troféus do Santos é uma das mais recheadas do país, com inúmeros títulos expressivos, fica até difícil para o torcedor escolher a sua conquista preferida, entretanto, uma das mais resilientes foi o título brasileiro de 2004, quando a equipe chegou a sua oitava conquista de Campeonato Brasileiro.

O ano de 2004 do Santos foi muito conturbado, a saída do técnico Emerson Leão, campeão do Campeonato Brasileiro de 2002 e finalista da Libertadores de 2003, poderia se tornar uma crise na Baixada Santista, mas o professor escolhido para substituí-lo foi Luxemburgo, que havia conquistado a tríplice coroa com o Cruzeiro no ano anterior.   

O time santista teve uma grande arrancada e, mesmo jogando longe da Vila Belmiro devido uma punição, conseguiu lutar pelo título, sendo o time que mais liderou a competição. O Santos mandou seus jogos como mandante no Estádio Benedito Teixeira, o ‘Teixeirão’, em São José do Rio Preto, devido a uma punição determinada pelo STJD, na qual o time da Baixada Santista devia jogar a, pelo menos, 150 km da sua sede, na cidade de Santos. 

Melhor ataque da história

O time comandado por Vanderlei Luxemburgo quebrou o recorde de gols marcados em apenas uma edição do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro Praiano foi às redes 103 vezes durante as 46 rodadas. 

O último e decisivo jogo foi contra o Vasco da Gama, o time da Vila Belmiro precisava apenas da vitória para garantir o título, Robinho estava de volta à equipe após desfalcar o time por seis jogos, devido ao sequestro de sua mãe. A vitória veio com gols de Ricardinho e Elano, e Marco Brito diminuiu para o Vasco. 

O Santos finalizou o campeonato com 89 pontos conquistados e 27 vitórias em 46 possíveis, um aproveitamento de 58%, o suficiente para levar a equipe ao octacampeonato. O título foi o último campeonato de pontos corridos vencido pelo Peixe.

Lucas R.

Apaixonado por esportes e jornalista do Central da Vila.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo